CERTIFICADO DIGITAL: O que é e para que serve? - Yangoo Contabilidade Digital, Soluções Financeiras, Assessoria e Certificado Digital - Itapema SC Yangoo Contabilidade Digital, Soluções Financeiras, Assessoria e Certificado Digital

CERTIFICADO DIGITAL: O que é e para que serve?

Na postagem de hoje vou explicar o que é um certificado digital e qual a importância dele para o teu negócio. O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica da empresa e é responsável por confirmar sua identidade, ou seja, ele comprova que é você mesmo que está realizando a ação. Ele também garante a segurança e a validade jurídica em processos digitais.

Tipos de Certificados Digitais:

Existem dois tipos de certificados digitais. O modelo A1 é instalado no computador na forma de arquivo. Ele é bastante simples e rápido de configurar. É também muito fácil de utilizar e tem um excelente custo-benefício, inclusive é o modelo que usamos aqui na Yangoo.

Já o modelo A3 é carregado em um dispositivo físico, como cartão com chip ou token, que é parecido com um pendrive. Ele é um pouco mais difícil de configurar e pode ser incompatível com alguns dispositivos.

Na maioria dos sistemas de gestão financeira, como por exemplo o ContaAzul, os 2 modelos podem ser usados para emissão de nota fiscal eletrônica de produto, já para nota de serviço e para importação de notas de compra no site da Receita Federal é preciso utilizar um certificado A1.


Emissão de Notas Fiscais:


O e-CNPJ e o NF-e são tipos de certificados digitais compatíveis com emissão de notas fiscais é importante lembrar que o e-CPF não é válido para emissão de notas fiscais, mas ele é essencial para assinatura do contrato social, caso você esteja abrindo a sua empresa por meio digital. 

Importância de se ter um certificado:


Além de ser muito importante no cumprimento de obrigações fiscais, um certificado digital pode agregar funções variadas para sua empresa como realizar transações bancárias, reconhecer firma, assinar contratos, assinar protocolos digitais, enviar declarações, participar de licitações Federais e acessar serviços virtuais da Receita Federal, por exemplo.

Existem diversas certificadoras que comercializam certificados digitais no Brasil, inclusive a Yangoo é Emissora de Certificado Digital.  Para saber mais, clique aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário